Instituto Vital Brazil

 

O Instituto Vital Brazil foi oficialmente constituído em junho de 1919 por meio de parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha(1865-1950). Há 100 anos presta serviços relevantes a toda população brasileira nas áreas das ciências e da saúde. Em diferentes períodos de sua existência realizou e desenvolveu estudos determinantes para o avanço dos conhecimentos médicos, farmacêuticos, biológicos, veterinários e sociais.

Sua história está intrinsecamente vinculada aos primeiros tempos do fazer médico experimental, científico e tecnológico no Brasil. Desde o início a instituição contou com fortes vínculos de cooperação que o cientista Vital Brazil mantinha com diversos setores da sociedade. O diálogo se dava tanto com anônimos trabalhadores rurais e fazendeiros do interior do país, quanto com eminentes cientistas dos mais respeitáveis centros de pesquisa existentes no mundo.


Inovador em diferentes campos do conhecimento, o Instituto desempenhou papel fundamental em diversos momentos marcantes do desenvolvimento científico no Brasil. A exemplo desta relevância, foi por meio de pesquisas realizadas no Instituto Vital Brazil que a vacina BCG foi introduzida no país, em 1925. A instituição foi também pioneira na produção de soro contra picada de aranhas e no estudo do escorpionismo como praga urbana, problemas que estão em crescimento em todo Brasil e que hoje afetam milhares de pessoas nas diferentes regiões do país. 


Em sua história centenária o Instituto Vital Brazil produziu mais de 350 milhões de unidades injetáveis entre soros, vacinas e medicamentos, mais de 2 bilhões de unidades de sólidos orais, e mais de 110 milhões de unidades líquidos como xaropes e suspensões. Com isso são mais de 2,4 bilhões de unidades de soros vacinas e medicamentos que foram distribuídos por todo país em beneficio da população.


Mesmo tendo passado por várias e graves crises em diferentes períodos de sua história, mesmo tendo sido duramente afetado por interesses e circunstâncias políticas e econômicas, o Instituto Vital Brazil resistiu e mantém o compromisso primeiro com a disposição em colaborar para a solução dos enormes desafios enfrentados na área da saúde.

 

Incontáveis iniciativas se tornaram realidade, outras não, mas todas, sem exceção, expressam e representam o empenho coletivo, de hoje e de um ontem centenário, de uma instituição que se agiganta em vitalidade a cada período de sua trajetória. 

O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligada à Secretaria de Saúde; um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos 4 produtores de soros antiveneno do país.